Arroz doce cremoso

Aquele doce bem clássico na sua versão vegana e deliciosa

VeganoSem glúten
20 de Março de 2020

Photography by Bruna Serta

Oi gente, aposto que vocês vão gostar dessa receita :P. Simplesmente não dá para não gostar, e tem gosto de infância e festa junina. O que é melhor do que isso?

Eu estava louca por um arroz doce, cremoso, com gostinho de canela, quentinho, ainda mais para esses dias de frio. Então resolvi testar esse, e deu certo demais, eu amei. E como rendeu bastante, eu fiz várias versões que vou postar aqui pra vocês também.

Eu fiz com o arroz arbório, que é o arroz de risotto, porque ele fica mais cremoso. Não testei com outro tipo de arroz, mas se você testar, me conta como ficou. Também usei dois leites vegetais, poderia ter feito somente com um também, mas como eu já tinha, resolvi usar.

Receita

Arroz doce cremoso


Por: Bruna Serta, 2020-03-20
Tempo de preparo: 20 minutos
Serve: 2

Ingredientes
Arroz
  • 1 xícara de arroz arbório
  • 4 xícaras de leite de amêndoas
  • 1 colher de chá de canela
  • 1 xícara de leite de coco grosso
  • 1/2 xícara de açúcar de coco
  • pitada de sal

Instruções
Arroz
  1. Cozinhe o arroz com o leite de amêndoas, deixe em fogo médio e mexa constantemente, para não ter problema de grudar no fundo da panela, nem queimar o arroz.
  2. Assim que reduzir o leite e cozinhar o arroz, abaixe o fogo, acrescente o açúcar e o leite de coco. Quando o açúcar diluir por completo e estiver bem cremoso, está pronto!
  3. Polvilhe canela em pó por cima. Pode comer quentinho ou frio, se preferir. Eu nem espero esfriar e ataco tudo.

Notes
Dicas
  1. Você pode usar a canela em pau para cozinhar junto com o arroz, assim como pode usar outras especiarias, como cravo, cardamomo e etc. Eu quis fazer ele bem suave, então não usei.
  2. Você pode usar um leite só, eu não sei como ele ficaria com outros leites vegetais, mas me conte se fizer. Você pode fazer um leite de coco mais grossinho, ou pode usar aquele industrializado mesmo.
  3. Você pode adoçar com melado também, deve ficar muito bom. Ou como você preferir.



...

Chef Bruna Serta

Hi! My name is Bruna Serta, I'm a Pâtissière Chef. I reinvent classics of traditional french pastry in all vegan and gluten-free versions.