Biomassa de banana verde

Um alimento saudável, nutritivo e versátil

VeganoSem glúten
11 de Maio de 2020

Photography by Bruna Serta

Quem já ouviu falar em biomassa de banana verde?Você já comeu?

Apesar de ter esse nome e parecer complicado, não é difícil ou caro de fazer.Antigamente, antes de ser um alimento da “moda”, e antes de ter esse nome, muitos fazendeiros faziam a biomassa para os seus animais comerem, por ser muito barato e nutritivo.

Alguns de seus benefícios são: ajuda no bom funcionamento do intestino, reduzindo assim, o risco de câncer de intestino, controle de colesterol, previne diabetes e dá uma sensação de saciedade.

Eu já vi um pacotinho de 250g ser vendido por R$20, no Brasil.Ou pior, aqui na Europa não existe e não se ouve falar na biomassa.Isto é uma loucura, pois é banana verde, e se encontra em qualquer lugar.Lógico que dependendo do lugar pode ser um pouquinho mais difícil encontrar uma banana tão verde, mas aposto que se procurar um pouquinho, você encontra.

O segredo aqui, é a banana mesmo, pode ser feito com qualquer tipo de banana, mas ela precisa estar totalmente verde.E você vai precisar de um pouquinho de água.E só !!!!Não é uma receita difícil, trabalhosa ou demorada. E como rende bastante, você pode congelar em porções e ir descongelando na medida que for usar.

Por isso, eu fiz esse tutorial com fotos, para ficar bem fácil de fazer e lembrar como faz.E nunca mais gastar mais dinheiro comprando biomassa pronta.

Passo-a-passo:

  • 1ºpasso: Compre bananas super e inteiramente verdes;
  • 2ºpasso: Corte as bananas com cuidado, pois ela deve está totalmente fechada dentro da casca, sem nenhum pedacinho da banana aparecendo.E higienize com água e sabão, uma por uma;
  • 3ºpasso: Coloque uma panela de pressão com água para ferver (aberta mesmo);
  • 4ºpasso: Quando estiver fervendo, adicione uma banana por uma na panela, com cuidado.Feche a panela e assim que começar a pressão e apitar, conte 8 minutos e desligue;
  • 5ºpasso: Assim que sair toda a pressão, tire as bananas da panela;
  • 6ºpasso: Descasque as bananas ainda quentes;
  • 7ºpasso: Bata as bananas no liquidificador, e coloque água de pouco em pouco para ficar com a consistência ideal, dependendo da finalidade da receita;
  • 8ºpasso: Está pronto, coloque em potinhos com a quantidade que for usar, e pode congelar por até 3 meses.

Quando tirar do congelador, a biomassa vai ter uma textura diferente, parecida com uma borracha, mas é só bater no liquidificador que volta ao normal.

É muito versátil e pode ser adicionado em qualquer alimento e qualquer receita, pois não possui sabor. Se for usadapara fazer brigadeiros, deixe a biomassa mais consistente.Ou se for para para fazer molhos, deixe mais líquida.

E pronto, você pode fazer brigadeiros, pode fazer doces, pode usar para molhos -adoro usar para engrossar molhos – pode serusado até mesmo para fazer o pão de beijo.

Aproveite e descubra como 1001 finalidades da biomassa de banana verde.: D



...

Chef Bruna Serta

Hi! My name is Bruna Serta, I'm a Pâtissière Chef. I reinvent classics of traditional french pastry in all vegan and gluten-free versions.