Hoje eu vou falar um pouquinho sobre a jaca pra vocês. Há alguns anos eu fazia carne de jaca para vender e durante esse tempo, eu estudei muito sobre a jaca, e também desenvolvi maneiras de fazer para que ficasse com a textura e gosto ideias. Mas antes, quero contar um pouquinho sobre a jaca e dar algumas informações úteis.
Vamos lá. 😉
O que é a jaca, origem, tipos, características e curiosidades
A jaqueira é uma árvore tropical e nativa, mais especificamente da Índia. É uma das maiores frutas cultivadas, podendo pesar até 60kg. Anualmente produz até 100 frutos, e ela pode ser consumida crua ou cozida, verde ou madura. No Brasil existe 3 variedades de jaca:
Jaca-dura ou crocante com os maiores frutos, variando de 15 a 40Kg, tem bagos de consistência rígida. Não possui cheiro, é dura ao toque, verde e sem sabor. É a usada para fazer a queridinha:Carne de jaca. E a jaca verde também possui mais látex – essa cola potente e abundante, utilizada na indústria e também útil no tratamento da faringite.
Jaca-mole com frutos menores, bagas doces e com consistência mole, casca castanha, e contém menos látex (látex este que existe em toda planta: casca do caule, folhas e frutos). Podendo ser consumida in natura ou usada para fazer geleias.
Jaca-manteiga que apresenta bagos adocicados e de consistência intermediária, sendo muito comum no estado do Rio de Janeiro e muito confundida com jaca mole.
CARNE DE JACA
A carne de jaca é muito utilizada pra substituir o frango desfiado nas versões vegetarianas de receitas. Porém a jaca não possui proteína como o frango, o que é bem confundido entre as pessoas, -não é porque a jaca se parece com o frango que ela terá as mesmas propriedades nutricionais, afinal, a jaca é uma fruta. A jaca tem somente 1,9% de proteína em 100 g. Porém ela é muito saudável, 84% da sua composição é de água e os bagos são muito utilizados como tratamento natural para a tosse. Ela é rica em fibras, ferro, cálcio, vitaminas do complexo B e vitamina A, ou seja, excelente para a saúde.
SEMENTES
As sementes têm uma proteína chamada de jacaína, que é um cicatrizante muito potente e utilizado na indústria. São numerosas por frutas e elas não podem ser comidas cruas, mas podem ser grelhadas, cozidas ou assadas. Também pode ser transformada em queijo vegano. Também podem ser transformadas em farinha, e gosto lembra muito o das castanhas portuguesas e pinhão. Elas têm 6% de proteína em 100 g.
MIOLO DA JACA
O miolo da jaca, que é uma parte mais dura, também pode ser utilizado para fazer bifes, lombinhos e usado em diversos tipos de receitas
BAGO
E também podemos transformar o bago da jaca, aquela parte mais mole que evolve as sementes, em geleia, chutney, molhos e caldas:
Viu o tanto de coisa que podemos fazer com a jaca? Quase tudo é aproveitado. Uma fruta que até tão pouco tempo era um tanto desconhecida ou mesmo desprezada, passou a ser tão valorizada e desejada pelas pessoas e que, ainda estão descobrindo todo potencial e versatilidade que a jaca tem. Tanto a fruta, como as sementes, miolo, tudo é utilizado em milhares de receitas. Você já se aventurou fazendo alguma receita com jaca? Me conte 🙂