Esse charutinho lembra muito o que a minha vó fazia, eu sempre amei charuto! Ela fazia com a folha da parreira e era fantástico. É um prato simples, mas muito gostoso que não precisa nem de acompanhamento. É um prato naturalmente sem glúten, mas eu nunca mais comi desde que virei vegana, porque normalmente é feito com carne moída.
Eu já tinha feito algumas versões RAW (cru) com abacate, lentilhas germinadas e folha de couve. Mas ainda não tinha feito desse jeito “tradicional”, e confesso que quem me “deu” a receita foi a minha vó. Eu fui na casa dela e ela tava fazendo os charutos, me ensinou como montar eles, enrolar e arrumar na panela para que não desmanchem, e me deu a ideia de trocar a carne moída por lentilha. Achei genial e resolvi fazer.
No lugar da lentilha, você pode usar tofu, lentilha rosa ou fazer um mix de arroz.
Eu usei o repolho e a couve manteiga, porque eu tinha esses dois, mas você pode escolher qual preferir.
Um detalhe é que o recheio dos charutos são colocados crus, porque vai cozinhar por até 30 minutos embaixo da água.
E outro observação bem importante, vinda da minha vó, é que os charutos precisam estar colocados rentes uns aos outros, bem organizados, bem justinhos e sem espaço entre eles, isso vai garantir que eles não abram durante o cozimento. E não se preocupe se achar que é pouco recheio, o recheio vai expandir e cozinhar dentro do charuto.