Coxinha - com massa de aipim

Quem não gosta de coxinha? Se você procura uma versão mais saudável, vegan e sem glúten, vem ver a receita.

VeganoSem glúten
25 de Fevereiro de 2020

Photography by Bruna Serta

E aí gente, como estão vocês? Estão bem? Espero que sim 🙂

Eu postei essas coxinhas no Instagram e todo mundo ficou louco querendo a receita. E eu vou compartilhar com vocês, mas eu queria saber o que vocês achavam de coxinhas assadas ao invés de fritas. Eu particularmente nunca fui muito fã de coxinhas, nem quando e comia carne, porque nunca gostei de fritura. Esses dias teve o “dia” da coxinha vegana e eu queria muito comer para experimentar (milagrosamente), mas não podia porque eles faziam com farinha de trigo, então resolvi fazer a minha versão. E nunca tinha feito coxinhas, essa foi a primeira vez. Resolvi testar primeiro com aipim (mandioca, macaxeira) na massa.

Elas poderiam ter ficado mais bonitas, mas eu realmente tava curiosa para testar. E na verdade, fazer coxinha é mais simples do que eu pensava, porém é trabalhoso. Mas se fica gostoso, vale a pena 😀

O recheio eu fiz com palmito e vou passar a receita pra vocês, mas confesso que eu não elaborei muito o recheio e foquei mais na massa. E ficou muito bom.

E essa massa dá pra fazer com batata, batata doce, inhame…E todos ficam muito bons. Depois dessa vez, eu já fiz outra vez testando com batata e ficou bom demais.

Receita

Coxinha - com massa de aipim


Por: Bruna Serta, 2020-02-25
Tempo de preparo: 60 minutos
Serve: 10

Ingredientes
Massa
  • 2 xícaras de caldo de legumes
  • 2 xícaras de farinha de arroz
  • 500g de aipim
  • 1 colher de chá de sal
Recheio
  • 1 vidrinho de palmito picado em conserva
  • 1 tomate picadinho
  • 1 cebola picadinha
  • 3 dentes de alho picadinho
  • pitada de sal
  • cebolinha a gosto
  • Pastinha de painço
Para empanar
  • 1 xícara de leite de coco
  • 1 xícara de farinha de mandioca crua
  • 1 xícara de fubá

Instruções
Massa
  1. Coloque para ferver o caldo de legumes, quando estiver fervendo, abaixe o fogo e acrescente a farinha de uma vez com o sal e mexa rapidamente até tudo estar incorporado e ter formado uma massa.
  2. Coloque o aipim cozido e bem amassadinho na massa e mexa até estar tudo uma massa homogênea. Tire do fogo e deixe esfriar.
  3. É normal a massa grudar um pouquinho na mão, basta molhar a mão e mexer na massa, mas se estiver grudando muito, acrescente mais um pouquinho (pouquinho mesmo) de farinha de arroz na massa.

Recheio
  1. Vou começar pela pastinha que eu fiz. Eu usei 1 xícara de painço cozido e batido no liquidificador, com um dente de alho, suco de meio limão, páprica defumada, um pouco de leite de coco, pimenta do reino e sal. Mas isso é totalmente opcional, eu só usei porque eu tinha feito.
  2. Refoguei a cebola e o alho no azeite, adicionei o tomate picadinho e o palmito, por último acrescentei essa pastinha e acertei o sal.
  3. Esperei esfriar e recheei as coxinhas. Usei 1 colher de sopa de recheio em cada uma.

Para empanar
  1. Misture as farinhas e reserve.
  2. Passei cada coxinha no leite de coco e nesse mix de farinhas.
  3. Pré-aqueci o forno a 220ºC e deixei elas lá por 30 minutos, ou até dourar.

Notes
Dicas
  1. Você pode usar batata ou até mesmo inhame no lugar do aipim.
  2. Essa é só uma sugestão de recheio. Pode fazer qual preferir.



...

Chef Bruna Serta

Hi! My name is Bruna Serta, I'm a Pâtissière Chef. I reinvent classics of traditional french pastry in all vegan and gluten-free versions.