Você sabia que a focaccia é o ancestral mais remoto da pizza?
Nasceu na Roma antiga e se popularizou no mediterrâneo. Na Idade média virou uma comida sofisticada e em muitos lugares era um símbolo de luxo.
No Renascimento começou a fazer parte do banquete nupcial.
A focaccia é popular em toda a Itália, mas cada região tem sua especialidade e um tipo de focaccia.
Há algum tempo, eu queria fazer uma focaccia bem douradinha, fofinha e gostosa. Mas ainda não tinha acertado a massa, porque ela ficava muito borrachuda e dura. A focaccia não necessariamente precisa ter vários ingredientes “extras”, isso é opcional. Eu gosto muito com alho, tomate cereja (eu não coloquei tomate dessa vez) e temperinhos. Mas você pode fazer sem nada ou usar aqueles que você gosta.
Eu fiquei bem surpresa com essa massa, porque ela ficou com a estrutura muito parecida com a “tradicional”. Ao contrário dos pães, eu recomendo comer recém assado e quentinho.
É uma ideia muito boa para servir como aperitivo, lanche no meio da tarde ou entradinha.
E eu vou testar essa massa para pizza também, acredito que deve ficar muito boa!