Matcha latte com leite de coco
Matcha…Quem nunca viu esse chazinho de cor linda, que está super em alta, e traz muitos benefícios a nossa saúde?!
Realmente ainda não é algo muito acessível, possui um valor alto e não é muito fácil de encontrar.
O que é?
O matcha é derivado da mesma planta do chá verde, aCamellia Sinensis.\ Mas a produção dele é diferente e artesanal, e é obtido das folhas mais jovens do chá. Sendo um chá de alta qualidade.
A produção
Durante a produção da planta do chá, ela é coberta para evitar a luz solar direta. Com isso, desacelera o crescimento, e estimula o aumento da clorofila, dando um tom de verde mais vivo, e produzindo mais aminoácidos. Os brotos são colhidos com a mão, e as folhas são enroladas para secar. E então as ervas são trituradas até que vire pó.
É um dos chás verdes mais consumidos no Japão, inclusive pelos monges, por ter o poder de acalmar a mente.
Benefícios
O matcha é um chá mais potente que o chá verde, possuindo 10 vezes mais antioxidantes e termogênico.
Possui efeito calmante devido a alta concentração de L-teanina no Matcha, é bom para combater o estresse mental e psicológico, por isso os monges tomam esse chá antes da meditação. Também é um ótimo revitalizante e ajuda na concentração.
Por ser um poderoso antioxidante ele é bom contra o envelhecimento precoce. Também é diurético e ajuda diminuir a retenção de líquidos do organismo. E sacia nosso corpo por mais tempo, sendo um bom aliado para quem quer perder peso.
Quanto maior a qualidade do Matcha, mais doce ele vai ser e mais intenso o verde vai ser.
O que eu achei
Particularmente, eu nem achei necessidade de adoçar o chá, mas caso você ache, pode usar açúcar, melado, xilitol e o que desejar. Coloque aos poucos para chegar no adocicado que deseja.
O matcha é muito gostoso e acho que vale muito a pena o investimento. É um chá muito agradável, suave e docinho. E apesar de ser caro, ele rende muito, porque se usa pouco dele. Então, se você gosta muito de chás e bebidas no geral, vale a pena experimentar.
E ele serve muito bem para substituir o café sem muito sofrimento. E por isso eu fiz esse Matcha Latte, que fica divino. Eu usei o leite e coco e ficou muito cremoso e suave. Para deixar com a espuminha pode usar um vaporizador de leite, daqueles comuns mesmo. Ou você pode bater no liquidificador o leite de coco antes de misturar.
Eu vou ensinar aqui a receita base de Matcha Latte, a partir dela você pode adicionar especiarias e o que mais desejar.