Mingau de amora

Uma opção de cafe da manhã vegano e sem glúten. Fácil, rápido e gostoso.

VeganoSem glúten
09 de Abril de 2020

Photography by Bruna Serta

Eu ia chamar essa receita dePORRIDGEporque é mais “chique”, mas é nada mais nada menos que um mingau. E qual o problema de chamar de mingau? Até o nome da minha gatinha é MINGAU. haha

Eu não comia aveia desde o meu diagnóstico. Na verdade, antes eu amava aveia, tudo era feito com aveia, então foi realmente difícil parar de comer. E assim que descobri a doença celíaca, precisei parar de comer aveia (mesmo a sem glúten), porque eu estava com muitas lesões na pele. E fiz por um bom tempo a dieta sem glúten ampliada, que por sinal, vou fazer um post só sobre essa “dieta”.

A aveia é naturalmente sem glúten, o que acontece é que o cereal é normalmente contaminado com trigo, cevada, centeio ou malte no processo de produção, moagem ou armazenamento. Por isso a aveia sem glúten (livre de contaminação) é tão mais cara, porque a produção precisa ser exclusiva. Mas hoje já é muito mais fácil de encontrar aveia sem glúten de diversas marcas.

O que ainda pode acontecer, é que alguns celíacos podem reagir com a avenina, que é a proteína da aveia. Então a recomendação é que você consuma moderadamente.

Pra falar bem a verdade, quem consome mais aveia na minha casa é o meu marido, eu morro de medo, então só experimento alguma coisa, mas não como em grandes quantidades.

Então, essa receita é bem simples, fácil e rápida. Sei que muitos de vocês têm dúvidas sobre o que comer no café da manhã, e essa é uma ideia muito boa. E espero que vocês gostem!

Receita

Mingau de amora


Por: Bruna Serta, 2020-04-09
Tempo de preparo: 15 minutos
Serve: 1

Ingredientes
Mingau
  • 1 xícara aveia em flocos sem glúten
  • 2 xícaras leite de coco
  • 1/2 colher de chá essência de baunilha
  • 1 colher de sopa stévia
  • 1 xícara amoras

Instruções
Mingau
  1. Coloque a aveia, essência de baunilha e a stevia em uma panela. Ligue o fogo e deixe dar uma esquentadinha.
  2. Acrescente o leite de coco e as amoras.
  3. Deixe cozinhar até engrossar e virar uma papa, mexendo sempre.
  4. Eu finalizei com pasta de amendoim, mais amora, flocos de arroz e o resíduo do leite de coco.

Notes
Dicas
  1. As amoras podem ser frescas ou congeladas.
  2. Cozinhe até ficar na consistência desejada, se quiser mais líquido, tire do fogo antes.



...

Chef Bruna Serta

Hi! My name is Bruna Serta, I'm a Pâtissière Chef. I reinvent classics of traditional french pastry in all vegan and gluten-free versions.