Pão de cachorro quente

Pão maravilhoso de cachorro quente, vegano e sem glúten!

VeganoSem glúten
30 de Abril de 2020

Photography by Bruna Serta

Quem aí quer a receita de pão de cachorro quente? Todos nós estamos a procura da uma receita perfeita de pão. Uma que funcione, que seja fácil e com ingredientes acessíveis. Então essa receita é para você, e eu tenho certeza que você vai amar esse pãozinho.

Se tinha uma coisa que eu nunca pensei que me faria falta, era o pão de cachorro quente. Mas são exatamente essas coisas que fazem uma falta enorme, são comidas que nem ligamos antes de sermos veganos ou descobrir a doença celíaca.

Então eu sou muito feliz por desenvolver essa receita e poder compartilhar com vocês, pois a minha missão aqui, é que ninguém sinta falta de comer nada. Podemos comer tudo o que quisermos.

Para fazer pão sem glúten, de fato, o processo é diferente de um pão "comum". É uma massa mais seca, que tende a ficar dura. E a dica mais valiosa que eu dou para vocês fazerem QUALQUER pão é: HIDRATAÇÃO DA MASSA.

Melhor "pecar" e colocar mais água do que o necessário, do que menos. E sempre lembrem disso, eu garanto que o pão de vocês vai melhorar "da água para o vinho".

Esta receita de pão é somente mais uma opção para pão de cachorro quente. Algumas receitas que eu já postei aqui também dão certo, é só modelar o pão no formato que desejar. Mas acredito que esta receita é muito gostosa e não tem erro.

Também já postei aqui uma receita de mix de farinhas, que eu já usei para fazer pão de hambúrguer e dá muito certo. Com certeza dá pra fazer pão de cachorro quente, também. Se você não viu a receita do mix, veja aqui: https://www.myvegchef.com/pt/mix-de-farinhas-para-pao-o-melhor/

Eu faço várias receitas para vocês terem muitas opções e poderem escolher qual vocês gostam mais, mas quase todas as receitas de pão, podem ser adaptadas para pão de hambúrguer/cachorro quente. As únicas receitas que não dão para adaptar (normalmente) são as de pão de fôrma, porque são mais líquidas e não modelam.

E para fazer os pães sem glúten, é necessário que seja trabalhado com as mãos molhadas, para não secar o pão (como eu disse anteriormente da importância de deixar a massa mais molhada). Esse ponto é importante, pois temos o hábito de acrescentar farinha para deixar o pão mais “maleável”. Mas só devemos colocar farinha para untar a fôrma. E não tenha medo de ficar com as mão molhadas, e antes de assar, alise a superfície.

Importante

Outro ponto importante, é que você não pode assar demais, senão a massa pode ficar dura. E depois de assar, deixe esfriar completamente antes de cortar, pois o pão continua assando mesmo fora do forno.

E acesse o link acima (do mix de farinhas), pois além da receita, eu dou várias dicas pra você não errar na hora de fazer o pão. Então entra lá antes de continuar vendo a receita aqui.

Receita

Pão de cachorro quente


Por: Bruna Serta, 2020-04-30
Tempo de preparo: 60 minutos
Serve: 2

Ingredientes
Pão
  • 3/4 xícara de farinha de arroz
  • 1/2 colher de chá bicarbonato de sódio+1/4 colher de chá cremor tártaro
  • 1/2 xícara de fécula de batata
  • 1 colher de chá de fermento biológico seco
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 1 1/2 colher de chá de goma xantana
  • 1 colher de chá de vinagre de maçã
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 2 colheres de sopa de semente de linhaça
  • 2 colheres de sopa de leite de coco em pó
  • 1 colher de chá de açúcar mascavo
  • 3/4 xícara de água morna

Instruções
Pão
  1. Faça a esponja fermento com o fermento biológico seco, açúcar mascavo e 1/2 xícara de água morna. Aguarde espumar.
  2. Em um recipiente, misture os secos e a semente de linhaça. Faça um buraco no meio das farinhas e acrescente o azeite e o vinagre de maçã, misture bem.
  3. Em seguida, coloque a esponja de fermento e misture bem.
  4. Adicione água aos poucos (talvez precise de mais), até ficar uma massa homogênea e úmida.
  5. Ela vai ficar uma massa um pouco pegajosa e mole, mas não líquida. Deixe descansar por 1 hora.
  6. Pré-aqueça o forno a 180°C.
  7. Molhe bem as mãos.
  8. Divida a massa em dois e modele. Alise bem o pão com água e coloque em uma fôrma untada.
  9. Asse por 25-30 minutos. E se desejar dar mais uma coradinha, deixe por mais 5 minutos (fique de olho), em 250ºC.
  10. Espere esfriar completamente para cortar.

Notes
Dicas
  1. Caso deseje, substitua o bicarbonato de sódio+cremor tártaro por 1 colher de chá de fermento químico.



...

Chef Bruna Serta

Hi! My name is Bruna Serta, I'm a Pâtissière Chef. I reinvent classics of traditional french pastry in all vegan and gluten-free versions.