Olá! Seja muitíssimo bem vindo(a) ao meu blog!
Desde que eu comecei a criar receitas vegenas e sem glúten (há mais de 3 anos), a receita mais pedida sem nenhuma dúvida, são as receitas de pães.
É uma dificuldade para as pessoas conseguir fazer pães, principalmente, sem glúten. Com certeza, você que está aí lendo, já tentou fazer um pão sem glúten e não deu muito certo, pelo menos alguma vez na vida. Mas fazer pão sem glúten não precisa ser difícil e/ou ruim, duro e seco.
E essa receita é um exemplo de pão (porque sim, é uma receita de pão), que fica muito macio. É uma massa muito fácil de manusear. E fica uma delícia!
Inclusive, ele pode ser feito de fermentação natural e se você não sabe fazer de fermentação natural, eu tenho um curso onde ensino todo passo -a passo. E te convido a participar desse curso maravilhoso, onde tenho mais de 15 receitas em vídeo!
Voltando para a receita do pão em nó, o único cuidado que você precisa ter, ao fazer esse pão. É prestar atenção na hidratação da massa. A massa não pode ficar ressecada, de jeito nenhum. Por isso, sempre precisa cobrir a massa com plástico e um pano. E sempre umedecer a superfície da massa. É o que sempre falo, na massa sem glúten, é sempre melhor deixar a massa mais úmida do que seca.
O zaatar é um mix de especiarias (e gergelim) muito utilizadas no Oriente médio. Você pode comprar pronto, e é bem fácil de encontrar. Mas caso você não queira/goste você pode substituir por qualquer outro tempero. E o alho também é totalmente opcional .
Para fazer o nó, você vai simplesmente, com muito cuidado e deixando a massa úmida. Abrir a massa em rolo, como se fosse uma massa de nhoque. Torcer a massa e passar uma ponta por dentro. Parece difícil, mas eu te garanto que não é. Só lembre-se de deixar a massa úmida para não quebrar e polvilhar o mínimo possível de farinha.
Atente-se para não assar demais e ficar seco e duro. Caso seu forno seja mais forte, deixe menos tempo.