Pão doce ucraniano
Paska – Pão de Páscoa ucraniano e russo. É um pão doce parecido com o Panetone. Ótima opção para fazer de lanche no domingo de Páscoa.
Também conhecido como Kulich ou Babka, a Paska é tradicionalmente consumido na Rússia, Ucrânia, Romênia, Polônia e Eslováquia no domingo de Páscoa.
Ele é muito parecido com o Panetone, mas alguns detalhes o diferem. É um pão levemente doce, com muitos ovos, normalmente com uvas passas, coberto com açúcar glacê e decorado.
Antes de tudo
Primeiramente, eu quero dizer que todas essas receitas são inspirações, obviamente, eu faço a adaptação para elas ficarem o mais parecidas, dentro da medida do possível, com as originais. E isso não é um trabalho fácil, eu preciso testar inúmeras vezes, e eu só passo pra vocês, quando eu estou satisfeita com o resultado. Mas temos que ter em mente, que obviamente, as receitas não vão ser 100% iguais, principalmente na textura, mas no mínimo, ficarão tão boas quanto.
Bom, eu também aproveito para falar que, em nenhum momento aqui, eu desrespeito QUALQUER religião. Culturas, religiões, países, todos são importantes, e é exatamente por isso que eu estou sempre fazendo receitas tradicionais. O meu intuito é mostrar, independente de ser Páscoa ou não, que nós (veganos e celíacos), podemos comer de tudo. Nós podemos comer uma comida tradicional de Páscoa, por exemplo. E quem sabe dessas restrições, sabe o quanto isso é importante para o nosso psicológico.
Mas eu nunca entro em questões íntimas, nem tão pessoais, nem me aprofundo tanto na história e importância das receitas, porque o blog não foi criado para isso. Ele é um blog sobre receitas e comidas em geral.
E é claro que se vocês quiserem que eu fale mais sobre alguma coisa, se quiserem me dar alguma sugestão, me falem que com certeza eu farei.
Sobre o pão…
Bom, para esse pão doce, especificamente, apesar de o tradicional levar uvas passas, eu não quis colocar, porque eu já fiz um pãozinho de páscoa que vai uvas passas. Se você não viu, veja aqui: https://www.myvegchef.com/pt/hot-cross-buns/
E também não usei tanto açúcar quanto a receita original, justamente porque eu queria que fosse um pão mais “neutro”, para poder rechear (ou passar no pão) tanto com doces quanto com salgados.
A textura desse pão é macia, mas é um pão mais pesado e denso que sustenta bastante. E isso é muito de gosto, eu, particularmente, prefiro pães mais leves para comer todos os dias. E como pães pesados em ocasiões especiais. Mas é um ótimo pão doce para comer com café.
Uma observação, eu fiz este pão trançado em cima, mas você pode fazer como um panetone.
E mais um detalhe importante: VOCÊ PODE E DEVE usar essa mesma receita para fazer qualquer outro tipo de pão.