Paska - Pão de Páscoa

Um pão doce de Páscoa tradicional da Europa Oriental. Um ótima dica para fazer de lanche, ou até de café da manhã no domingo de Páscoa (ou qualquer dia).

VeganoSem glúten
06 de Maio de 2020

Photography by Bruna Serta

Pão doce ucraniano

Paska – Pão de Páscoa ucraniano e russo. É um pão doce parecido com o Panetone. Ótima opção para fazer de lanche no domingo de Páscoa.

Também conhecido como Kulich ou Babka, a Paska é tradicionalmente consumido na Rússia, Ucrânia, Romênia, Polônia e Eslováquia no domingo de Páscoa.

Ele é muito parecido com o Panetone, mas alguns detalhes o diferem. É um pão levemente doce, com muitos ovos, normalmente com uvas passas, coberto com açúcar glacê e decorado.

Antes de tudo

Primeiramente, eu quero dizer que todas essas receitas são inspirações, obviamente, eu faço a adaptação para elas ficarem o mais parecidas, dentro da medida do possível, com as originais. E isso não é um trabalho fácil, eu preciso testar inúmeras vezes, e eu só passo pra vocês, quando eu estou satisfeita com o resultado. Mas temos que ter em mente, que obviamente, as receitas não vão ser 100% iguais, principalmente na textura, mas no mínimo, ficarão tão boas quanto.

Bom, eu também aproveito para falar que, em nenhum momento aqui, eu desrespeito QUALQUER religião. Culturas, religiões, países, todos são importantes, e é exatamente por isso que eu estou sempre fazendo receitas tradicionais. O meu intuito é mostrar, independente de ser Páscoa ou não, que nós (veganos e celíacos), podemos comer de tudo. Nós podemos comer uma comida tradicional de Páscoa, por exemplo. E quem sabe dessas restrições, sabe o quanto isso é importante para o nosso psicológico.

Mas eu nunca entro em questões íntimas, nem tão pessoais, nem me aprofundo tanto na história e importância das receitas, porque o blog não foi criado para isso. Ele é um blog sobre receitas e comidas em geral.

E é claro que se vocês quiserem que eu fale mais sobre alguma coisa, se quiserem me dar alguma sugestão, me falem que com certeza eu farei.

Sobre o pão…

Bom, para esse pão doce, especificamente, apesar de o tradicional levar uvas passas, eu não quis colocar, porque eu já fiz um pãozinho de páscoa que vai uvas passas. Se você não viu, veja aqui: https://www.myvegchef.com/pt/hot-cross-buns/

E também não usei tanto açúcar quanto a receita original, justamente porque eu queria que fosse um pão mais “neutro”, para poder rechear (ou passar no pão) tanto com doces quanto com salgados.

A textura desse pão é macia, mas é um pão mais pesado e denso que sustenta bastante. E isso é muito de gosto, eu, particularmente, prefiro pães mais leves para comer todos os dias. E como pães pesados em ocasiões especiais. Mas é um ótimo pão doce para comer com café.

Uma observação, eu fiz este pão trançado em cima, mas você pode fazer como um panetone.

E mais um detalhe importante: VOCÊ PODE E DEVE usar essa mesma receita para fazer qualquer outro tipo de pão.

Receita

Paska - Pão de Páscoa


Por: Bruna Serta, 2020-05-06
Tempo de preparo: 120 minutos
Serve: 6

Ingredientes
Paska
  • 1 2/3 xícara de farinha de arroz integral
  • 1 xícara de polvilho doce
  • 1/2 xícara de fécula de batata
  • 1/4 xícara de farinha de amêndoas
  • 3 colheres de sopa de açúcar mascavo
  • 1 colher de sopa de fermento biológico seco
  • 1 colher de sopa de goma xantana
  • 1/2 colher de chá bicarbonato de sódio+1/4 colher de chá cremor tártaro
  • 1/2 colher de chá de sal
  • Raspas de meio limão e de meia laranja
  • 1/4 xícara de óleo de coco
  • 1 1/2 xícara de leite de coco
  • 1 colher de chá de vinagre de maçã
  • 1 unidade de inhame cozido

Instruções
Paska
  1. Em um recipiente, misture o fermento biológico seco, o açúcar e 1/2 xícara de leite de coco morno. Espere agir e espumar ( cerca de 15 minutos).
  2. Em uma tigela, misture todos os ingredientes secos: farinha de arroz integral, polvilho doce, fécula de batata, farinha de amêndoas, goma xantana, bicarbonato + cremor tártaro (ou fermento químico), sal e as raspas de limão e laranja.
  3. Cozinhe o inhame até ficar bem macio. Em seguida, coloque no liquidificador junto com o restante do leite de coco, vinagre de maçã e o óleo de coco derretido. Bata até ficar um creme homogêneo.
  4. Aos poucos, coloque o creme de inhame com leite de coco no mix de ingredientes secos. E vá misturando ate obter uma massa homogênea. Em seguida acrescente a esponja de fermento biológico seco com açúcar e leite de coco.
  5. Misture tudo até ficar uma massa lisa e grudenta (leia as notas), cubra e deixe descansar por 1 hora.
  6. Pré-aqueça o forno a 200ºC.
  7. Transfira a massa para a fôrma de panetone de 250g. Se desejar, você pode fazer a decoração trançada por cima.
  8. Pincele um pouco de óleo de coco por cima do pão, e leve para assar por 30 minutos. Depois diminua para 180ºC e deixe mais 10 minutos.
  9. Quando estiver dourado, retire do forno e deixe esfriar por 5 minutos antes de servir.

Notes
Dicas
  1. Uma dica importante: Caso você queira comer a Paska no dia seguinte. Guarde na geladeira e aqueça o pão SEMPRE que for consumir. Para ele voltar a ficar macio.
  2. Pode substituir o bicarbonato + cremor tártaro por 1 colher de chá de fermento químico.
  3. Você pode servir com glacê por cima.
  4. A quantidade de líquido pode variar, sempre coloque aos poucos. Pois a massa precisa ficar bem pegajosa, mas que você consiga manusear com as mãos molhadas.



...

Chef Bruna Serta

Hi! My name is Bruna Serta, I'm a Pâtissière Chef. I reinvent classics of traditional french pastry in all vegan and gluten-free versions.