Porridge de figo com calda de morango

É um mingau de arroz com figo e calda de morango, para você comer de manhã ou até mesmo de lanche, por que não? Todo vegano e sem glúten!

VeganoSem glúten
06 de Maio de 2020

Photography by Bruna Serta

Mais uma semana começando. E quero começar com uma receita muito gostosa para já animar essa semana que só está começando!

Eu amo figo, mas eles são tão caros aqui no Brasil! Agora é época deles e fica mais fácil (e em conta) de encontrá-los. Então eu quis aproveitar usar para várias receitas.

Eu lembro que quando cheguei na Alemanha, era época de figo, e a caixa custava uns 0,99 centavos de euro. Era muito barato, eu comia muito. Mas em compensação, muitas frutas que temos aqui no Brasil, não achamos facilmente lá, ou achamos e são muito ruins. Eu tava com saudades de manga, por exemplo, a manga de lá simplesmente não tem gosto de nada.

Mas o figo é muito bom para a nossa saúde. É rico em cálcio, magnésio, fósforo, potássio, cobre e vitamina B1. O figo é antioxidante, porque possui quercetina e catequina, com isso, previne câncer, ajuda na saúde da pele e protege o organismo.

Então bora lá comer muito figo né? E não vale o cristalizado, mas o figo seco é uma alternativa de lanche da tarde, juntamente com outras frutas desidratadas. Já experimentou?

Existe alguns veganos que não consomem o figo, porque eles são polinizados por vespas, que podem morrer dentro do fruto durante a polinização. Mas esses restos digeridos de vespa não causam mal algum a nossa saúde, e nem é possível perceber. Além disso, é um processo natural, que não é causado ou influenciado pelo ser humano.

Bom, esta receita eu fiz um mingau de arroz com leite de coco adoçado, coloquei algumas gotas de chocolate no meio, figos, fiz uma caldinha de morango e polvilhei com pistaches e coco ralado.

O arroz ideal é o arbório pois ele é bem cremoso, mas é claro que se você não tiver, pode usar o normal. Mas então eu recomendo colocar mais leite de coco para deixar bem cremoso. E cozinhe um pouco mais, até ele passar um pouquinho do ponto e ficar bem molinho.

Claro que se você quiser usar aveia, quinoa, sorgo ou painço. Você pode!

OBS: Eu não adocei a calda de morango, porque já tem açúcar no arroz e tem o chocolate. Mas se você sentir falta, ou achar que não está tão doce, coloque de acordo com a sua preferência.

Receita

Porridge de figo com calda de morango


Por: Bruna Serta, 2020-05-06
Tempo de preparo: 30 minutos
Serve: 1

Ingredientes
Arroz
  • 1 xícara de arroz arbório
  • 4 xícaras de leite de coco
  • 1/2 colher de chá de extrato de baunilha
  • 1/4 xícara de açúcar de coco
  • 1 pitada de sal
  • 1/4 xícarade gotas de chocolate
  • 2 unidades de figo
  • 1 colher de sopa de pistaches picados (opcional)
  • 1 colher de sopa de coco ralado
Calda
  • 1 xícara de morango
  • 2 colheres de sopa de suco de limão
  • 1/2 xícara de água

Instruções
Arroz
  1. Cozinhe o arroz com o leite de coco, mexa constantemente para não queimar ,e para cozinhar por igual.
  2. Assim que o arroz estiver molinho, acrescente o açúcar, o extrato de baunilha e o sal.
  3. Quando o açúcar diluir e estiver bem cremoso, retire do fogo.
  4. Corte os figos em fatias finas e disponha no seu recipiente. Em seguida, coloque uma camada de arroz cremoso até cobrir os figos. Acrescente as gotas de chocolate e mais figos. Por fim, complete com arroz e mais gotas de chocolate.

Calda
  1. Coloque os morangos no fogo com o suco de limão, e a água. Deixe ferver até reduzir. Quando os morangos estiverem bem moles, amasse.
  2. Coloque a calda por cima do arroz. Em seguida coloque as fatias de figo e polvilhe com o pistache picado. Por último, coloque coco ralado por cima.
  3. Sirva quentinho ou frio!

Notes
Dicas
  1. Você pode usar o arroz comum também, só aumente a quantidade de leite vegetal de acordo com a necessidade até ficar bem cremoso.
  2. Você pode usar o leite vegetal que preferir.
  3. Você pode adoçar como preferir, inclusive com xilitol.
  4. O coco ralado pode ser o resíduo do leite de coco.



...

Chef Bruna Serta

Hi! My name is Bruna Serta, I'm a Pâtissière Chef. I reinvent classics of traditional french pastry in all vegan and gluten-free versions.